Está em Atenas a lenda viva do boxe profissional mundial Floyd Mayweather que, ao lado de Muhammad Ali, Mike Tyson, Manny Pacquiao e Sugar Ray Leonard, é considerado um dos maiores de todos os tempos do esporte. Há até quem diga que o boxe que ele praticava quando dominava os ringues nunca foi visto na história.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Antes do muito divulgado combate marcado primeiro para junho, no pavilhão do OAKA, e depois adiado para setembro, com o campeão grego Michalis Zambidis (“Iron Mike”), o primeiro que Mayweather irá fazer em solo grego e um dos poucos na Europa, a estrela do boxe profissional falou à Euronews sobre o mito que construiu em torno do seu nome, sustentado num impressionante registo de 50 vitórias consecutivas e nenhuma derrota ao longo da carreira profissional.
“Sabe, por esse esporte eu deixei muito ‘sangue, suor e lágrimas’ para chegar onde estou, então sou grato pelo apoio que recebi das pessoas, de todos os cantos do planeta e de todas as origens. Quero que se divirtam. O boxe me tratou muito bem, os fãs do esporte me adoraram, gosto de subir no ringue, mostrar minhas qualidades e proporcionar espetáculo ao público. Tanto nas lutas quanto na vida, sempre sinto que sou vencedor. Não sei o que é derrota. Tudo tem a ver com vencer. Acima de tudo, estou sempre pronto para entrar no ringue e lutar”, garantiu.
Prestes a entrar na casa dos 50, o lendário boxeador americano conquistou títulos de primeira linha (WBC, WBA, IBF, WBO) em cinco categorias de peso. Oficialmente, ele se aposentou do boxe profissional em 2017, fechando sua carreira invicto, com o impressionante recorde de 50-0. Aos 49 anos, ele continua lutando e enchendo pavilhões, onde quer que lute.
Até quando ele conseguirá manter esse nível, quase dez anos depois de, oficialmente, ter pendurado as luvas e deixado o boxe profissional sem conhecer a derrota?
Ele mesmo responde: “Me sinto em ótima forma, treino todos os dias e, sabe, nunca abusei desse esporte, o boxe. Então, ser inteligente nas lutas, ser um boxeador defensivo, ser um lutador que usa a cabeça e não apenas os punhos, tudo isso me ajuda a me manter em um nível alto e continuar competindo, mesmo nessa idade”, explica.
Embora não tenha cruzado o Atlântico muitas vezes para lutar na Europa, já que sua base foi e continua sendo Las Vegas, o próprio Floyd Mayweather não deixou de relembrar as passagens anteriores pelo velho continente.
“Combati em todo o mundo. Fiz um combate de boxe na Alemanha, lutei na Rússia, sobretudo no lado asiático do país, e também combati em Londres, mesmo que tenha sido apenas um combate de exibição. No geral, graças ao boxe viajei pelo mundo inteiro, mas nunca tinha lutado no vosso país, aqui na Grécia, por isso estou ansioso”, revelou.
Para Mayweather, tem um significado especial lutar no país que viu as Olimpíadas nascerem. “Antes de começar a carreira profissional participei também dos Jogos Olímpicos de 1996, que se realizaram no meu país (nos Estados Unidos, em Atlanta). Lembro-me de que foi muito interessante, gostei imenso, diverti-me (conquistou também a medalha de bronze). Numa visita anterior à Grécia fui ao Estádio Panatenaico, onde se realizaram os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. Já tinha vindo à Grécia e gostei muito, e continuo a gostar. É sempre um lugar bonito. Atenas, Mykonos e Santorini são os três destinos onde vou sempre que venho, as três paradas obrigatórias.
Pedimos que ele deixasse uma mensagem para os fãs europeus, especialmente os mais jovens, para muitos dos quais ele é um ídolo. Olhando para a câmera, ele disse: “A todos aqueles para quem sou uma fonte de inspiração, e também aos que não sou, gostaria que essas palavras os inspirassem: acredite em si mesmo, acredite em suas habilidades e habilidades, acredite em seu talento. Acima de tudo, apenas dê 100% sempre que você sair e for competir”, afirmou Mayweather.